quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

Tim Burton

Vou listar abaixo os 10 melhores filmes do Tim Burton, um dos melhores probutores!
Com muito mistério, ele tem feito filmes grandiosos! Abaixo o mais recente "Alice no País das maravilhas" não entra!

10. Batman
Podemos dizer que foi o responsável pelo atual subgênero de super-heróis no cinema. Se aguardamos ansiosamente pelo novo Batman, pelo novo Homem-Aranha, se os fóruns de debates pelos orkuts da vida ficam discutindo qual será o próximo herói a invadir as telas devemos ao sucesso deste filme.
Boa direção, clima sombrio fiel ao cavaleiro das trevas, grandes estrelas e um vilão poderoso. E claro, a visão peculiar de um sujeito problemático oferecida por Burton foram motivos do sucesso deste filme.

9. Batman – O Retorno
Na sequência, Burton foi mais ele. Sinal do sucesso e do respeito que esse tipo de filme iria ganhar ao longo dos anos. Os tons sombrios ficaram mais evidentes. Os cenários entre o infantil e o fantasmagórico ganharam mais destaque. E, sem dúvida, Pinguim foi, dentre os dois filmes, o mais burtoniano das personagens.

8. A Lenda do Cavaleiro Sem Cabeça
Tim Burton faz um cinema fantástico, calcado na fantasia, delírio, entre o sonho infantil e o terror gótico. “A Lenda...” é dos seus trabalhos mais góticos: florestas com árvores retorcidas mais do que em outros filmes, um fantasma movido por um desejo, fotografia gélida.
A figura de Johnny Depp (sem ele!) é o lado mais explícito do humor do filme. Porém, não dá para considerar a imagem do cavaleiro cortando as cabeças algo assustador.

7. Sweeney Todd – O Barbeiro Demoníaco da Rua Fleet
Ao lado de “Planeta dos Macacos”, é o trabalho que mais perto chega do ‘terror’. Mas não se enganem, não é um Terror! Tem lá algumas cenas que podem ferir estômagos mais sensíveis (do tipo daqueles que nunca assistiram a uma novela da Globo). O filme capricha na fotografia em tons escuros.
A força de Depp (tem algum filme que ele não fez) e o mistério dão as cartas no filme. O maior destaque fica com as músicas.

6. A Fantástica Fábrica de Chocolates
O Willy Wonka do primeiro filme era uma personagem sem passado e só sabemos que ele vai morrer apenas no final. Sua figura é bem normalzinha. O que o faz estranho é a falta de explicação sobre seus objetivos.
O Sr. Wonka que Burton criou para Depp (de novo!?!?) tem figurino mais extravagante, sua imagem é andrógena e não sabemos seus objetivos. Essas coisas produzem o mesmo efeito que o primeiro Wonka. Porém, ele é humanizado quando descobrimos o seu passado. Alguns devem pensar que com isso Burton explicou demais. Vá lá, isso tira pontos.
Mas, a visão mais mágica dessa Fantástica Fábrica lhe garante um espaço nesta lista e nos nossos corações. Infelizmente, a música original dos oompa-loompas não foi alterada.

5. Planeta dos Macacos
Burton é um sujeito que gosta de fazer releituras. E não me venhas falar em refilmagens. Ele não faz remake. Ele dá sua visão sobre outra obra. Foi assim com a “A Fantástica...” ou com “Alice...”
De todas as tentativas, a mais bem sucedida foi “Planeta dos Macacos”. É o trabalho mais sombrio de Burton, onde construiu o terror de viver em uma terra de pólos invertidos. Mas, cadê o Depp???

4. Os Fantasmas Se Divertem
O primeiro trabalho de sucesso de Burton é um resumo do humor, dos delírios e da estética que seguiria. É também o mais engraçado desta lista – e de toda sua obra. O filme guarda um frescor de quem esta começando e não possui as amarras do próprio nome. Piadas ágeis, a maquiagem de Michael Keton e a música da parte final são pontos altos.

3. Peixe Grande e Suas Histórias Maravilhosas
Obras que unem humor, drama, grandes personagens, equilíbrio no visual. Em “Peixe Grande...” William busca reconstruir a história de seu pai Edward Bloom. Como não sabe quase nada, completa os espaços vazios com as histórias maravilhosas do título. A ambiguidade entre realidade e fantasia alcançam a química perfeita.
No visual, o filme é fantástico sem extravagâncias. Em poucos filmes Burton conseguiu tanto sendo tão comportado, além de ser onde melhor tratou da relação pai e filho.

2. A Noiva-Cadáver
O critério de desempate foi: é o mais emocionante (ou o que mais me emocionei). Esta animação em stop-motion tornou-se clássico repete a fórmula do sujeito que não se adapta à sociedade.
O casal principal é formado por uma noiva-cadáver e um sujeitinho estranho (preciso falar quem fez a voz???) é ícone da obra do diretor. O filme tem visual delirante e o recurso às massinhas dá o toque diferencial: Burton alcança emoções profundas em uma animação!

1. Edward Mãos de Tesoura
Se em “Peixe Grande...” Burton teve a melhor síntese de seu talento, a maior personagem que ele criou foi Edward (Pelos céus, tirem do Depp desta matéria!). Neste que é dos mais populares trabalhos, encontramos uma figura atormentada simbolizando e causando medo, depois gerando encantamento.
No fim, a figura volta a causar medo entre os moradores da cidade colorida. Entre o público, ficamos tristes. Poética a explicação sobre a neve no final da fita, aumentando a mitologia entorno do homem com mãos de tesoura.
FONTE:: Cine POP

POR:: Marina Mendes Almeida

2 comentários:

  1. Excelente post Nyna♥ ! cinema...taí uma coisas em que sou apaixonado ! Tim Burton é muito foda, meus preferidos são "Peixe Grande" e " Os Fantasmas Se Divertem" ! adorei Nyna♥...beijos e beijos querida ! amo-te !♥

    ResponderExcluir
  2. Gostei do post e da singela homenagem ao Tim Burton. O cara entende e muito de cinema.

    ResponderExcluir